Conheça os principais mitos e verdades sobre a acne

Conheça os principais mitos e verdades sobre a acne

Conheça os principais mitos e verdades sobre a acne

A acne, tal como muitas outras doenças, foi acumulando ao longo dos anos vários mitos, que foram passados de geração em geração, até aos dias de hoje.

Será que alguns mitos sobre a acne fazem algum sentido? Neste artigo, abordaremos os principais mitos e verdades sobre a acne, com a ajuda de uma publicação feita pela Revista Corpo a Corpo.

Sobre a acne

A acne é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), como uma doença que pode ser desencadeada por factores hormonais, emocionais e até por factores genéticos.

Engana-se quem pensa que a acne é uma doença de adolescentes! Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os sintomas da acne (pele avermelhada, inchaço e espinhas em grande quantidade), podem aparecer até os 35 anos de idade.

A seguir vamos conhecer os principais mitos e verdades sobre a acne:

Mitos e verdades nº 1: A acne tem cura.

Mito. Ao contrário do que tem sido anunciado em diversos produtos, a acne não é curável. Contudo, utilizando medicamentos ou produtos adequados e seguindo uma dieta alimentar equilibrada, é possível reduzir ou prevenir o desenvolvimento da acne.

Mitos e verdades nº 2: Ansiedade e stress provocam acne.

Verdade. De acordo com Anderson Bertolini, director médico da Clínica Bertolini (SP), o estress influencia o surgimento da acne mais do que os derivados de lactose, pois diminui a imunidade da pele e libera radicais livres.

Mitos e verdades nº 3: A acne é contagiosa.

Mito. Anderson Bertolini explica que apesar da acne ser uma infecção, não existe a possibilidade de ser transmitida para outra pessoa.

Mitos e verdades nº 4: Espremer as espinhas piora a acne.

Verdade. Ao espremer as espinhas, o quadro de inflamação aumenta, podendo provocar cicatrizes e outras lesões na pele.

Mitos e verdades nº 5: A acne pode surgir no período da menstruação.

Verdade. Os especialistas explicam que durante o ciclo menstrual, existe uma maior produção de hormonas, deixando a pele mais propícia ao surgimento da acne. Além disso, a TPM (tensão pré/pós menstrual) causa mais estress e nervosismo, o que também favorecer o surgimento da acne.

Mitos e verdades nº 6: Lavar frequentemente o rosto melhora a acne.

Mito. Lavar excessivamente o rosto pode trazer o efeito contrário e aumentar a acne. Mesmo que a pele seja oleosa, lavá-la constantemente vai ressecá-la e alterar o equilíbrio hídrico, deixando a tez ainda mais oleosa. O aconselhável é lavar o rosto três vezes ao dia e com produtos para a acne.

Mitos e verdades nº 6: Uso de produtos impróprios pode aumentar a acne.

Verdade. Para manter uma pele saudável, é fundamental mantê-la limpa e hidratada. Produtos muito gordurosos ou oleosos podem piorar o aspecto da acne, principalmente em peles oleosas. Produtos oil free são os mais indicados para quem sofre de acne.

Mitos e verdades nº 7: O clima interfere no aspecto da pele.

Verdade. No verão, o suor, associado ao uso de filtros solares gordurosos, pode piorar a oleosidade da pele e aumentar a acne.

Mitos e verdades nº 8: Existem medicamentos que aumentam a acne.

Verdade. Há medicamentos que podem induzir a quadros acnéicos, conhecidos como erupções acneiformes. Entre eles é possível citar os corticóides, vitaminas do complexo B, lítio, isoniazida, entre outros.

Mitos e verdades nº 9: A acne é hereditária.

Verdade. Existe uma predisposição genética para o seu aparecimento. Portanto, se os seus pais tiveram acne na adolescência, é provável que você também venha a ter acne.

Mitos e verdades nº 10: Exercício ajuda a melhorar a acne.

Verdade. Praticar exercício físico faz bem à saúde, pois melhora a circulação sanguínea e oxigena melhor os órgãos do corpo, inclusive a pele.

Mitos e verdades nº 11: Chocolate provoca acne.

Mito. Não há estudos científicos que comprovem que qualquer alimento específico, inclusive o chocolate, provoque ou aumente a acne.

Mitos e verdades nº 12: O sol ajuda a combater a acne.

Mito. Pode ocorrer uma melhoria inicial nas lesões inflamatórias, mas não há evidências científicas directas, de que o sol melhore a acne.

Mitos e verdades nº 13: A poluição das cidades aumenta a probabilidade de desenvolver acne.

Mito. A coloração negra dos comedões abertos ou pontos negros, está relacionado à oxidação da gordura e não à presença de sujidade na pele ou nos poros.

Mitos e verdades nº 14: Anticoncepcional provoca acne.

Mito. Na verdade, existem alguns anticoncepcionais orais que melhoram a acne, pois diminuem a captação de certas hormonas, junto aos receptores da glândula sebácea.

Mitos e verdades nº 15: Quanto mais sexo, mais acne.

Mito. Este é um dos mitos mais famosos sobre a acne. Na verdade, o sexo pode reduzir os níveis de estress e com isto diminuir a acne.

Mitos e verdades nº 16: Uso de pasta de dente diminui a acne.

Mito. A pasta de dente não contém substâncias efectivas para o tratamento da acne. A longo prazo, pode inclusive piorar a acne, pois, além de contaminar o local, o uso desse tipo de produto dificulta a eliminação da secreção sebácea, que está directamente ligada à formação de cravos e espinhas.

Texto: Revista Corpo a Corpo e Tratamentos para acne

Conheça os principais mitos e verdades sobre a acne
atualizado em Domingo, 22 Outubro 2017 21:42
 

Testemunho

ENVIAR TESTEMUNHO

Envie-nos um email com o seu testemunho sobre o seu tratamento contra a acne. Ajude outras pessoas a vencerem a acne!

 

[email protected]

 

Parceiros

JET7 ANGOLA

Portal especializado em notícias sobre celebridades angolanas e internacionais. Eventos, entrevistas, biografias, vídeos, rádio online, Etc.

www.jet7angola.com

Sobre Nós

TRATAMENTOS PARA ACNE

O nosso portal foi criado devido à ausência de um portal em português sobre a acne, que permitisse a partilha de experiências entre os leitores e fornecesse conteúdos relevantes sobre a acne.

Política de privacidade